terça-feira, 19 de junho de 2012

Quantificar e conhecer as relações de consumo

O que é preciso para criar o relacionamento com o consumidor?

Em primeiro lugar conhecer quais as expectativas e o nível de satisfação dos consumidores em relação aos produtos. Escute o que seu cliente tem a dizer sobre a empresa.


Qual é a melhor embalagem, design, cores e nome para os seus produtos?
Qual é o preço que o consumidor está disposto a pagar?
Quais são os motivos de compra de nossos consumidores?
Quais são os hábitos e atitudes dos consumidores em relação aos produtos?
O consumidor não admite mais perder tempo, não suporta mais esperar na fila do supermercado, do cinema, do posto de gasolina ou para comprar o que quer que seja. Seu tempo de cliente se tornou um bem precioso.
Ele não aceita mais sentir falta do que quer que seja, fica indignado ao saber que o que ele deseja acabou. Ele se sente "vitima" em todos os lugares. As empresas não entendem que seu tempo é precioso e que ele não aguenta mais os atendimentos eletrônicos automáticos, que existem para atende-lo 24h por dia, e não conseguem fazer isso de forma eficaz. Quando o cliente se sente "vitima" ele deixa de agir de forma natural e se comporta como inimigo. Ele não quer mais compreender, entender e separar as coisas. Encontramos essas reações em todos os lugares onde existe uma relação de compra.
O cliente é FIEL se estiver satisfeito. O cliente satisfeito irá elogiar a empresa a pelo menos três pessoas, o cliente insatisfeito alimentará um boca-a-boca desfavorável a pelo menos dez pessoas. E com a ajuda da internet, essa propagação é muito mais rápida, e pode se tornar uma catástrofe comercial.
Ter um bom serviço é mostrar uma diferença ao cliente. Para ser diferente as empresas tem optado em oferecer bons preços ao mercado, para isso aumentam a produção e procuram alguma maneira de economizar. Eliminar funcionários é a pior escolha, é decidir conceder menos tempo aos clientes, menos atenção, menos serviço, e com isso não satisfazer suas expectativas.
É preciso oferecer algo mais aos clientes do que promoções.










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